Wednesday, November 26, 2008

amigos.....pessoas queridas.....e conhecidos????



Em tempos mais adversos dou comigo a enunciar mentalmente os nomes dos meus amigos para me assegurar de que estão presentes e muito próximos. Falo da proximidade do coração...


Ninguém tem muitos amigos íntimos, não sou excepção e por isso mesmo dou valor àqueles que verdadeiramente o são, ou pelo menos faço um grande esforço.


Aos 25 anos já é possível perceber quem está connosco e permanece firme, sempre, e quem está apenas ocasionalmente ou mesmo

quando não está.


Uns são aqueles que falam a verdade, perguntam aquilo que temos necessidade que saibam e respondem aquilo de que precisamos de ouvir. Põem o dedo nas feridas mas não fazem doer... Os outros são aqueles que estão quando podem, quando lhes damos jeito ou quando acham graça. São igualmente divertidos e até parecem amigos, mas não são. São conhecidos, ou simplesmente pessoas queridas, mas não são amigos. Não se pode ter com eles todas as conversas nem se lhes pode falar sempre com o coração das mãos... Uns e outros conhecem-se mais pelo silêncio do que pelas palavras.


Só é possível partilhar o silêncio com um amigo verdadeiro. Com os outros é impossível...


Com os amigos não, o silêncio é bom e traz muita paz. Não tropeçamos nas palavras, vai direito ao essencial. Trespassa-nos porque nos conhece, no melhor e no pior e sabe sempre como somos e nos sentimos...Sinto que amizade é como o amor. Parece diferente mas é quase igual. A vantagem, na verdadeira amizade, é que existe menos posse, menos ciúme e mais liberdade. Por isso devemos gostar tanto do amor dos Amigos.